Trabalhamos para ser sua melhor opção

qualidade
Todos os produtos Trilobit são produzidos dentro de rígidas normas internacionais de controle de qualidade.



APOENA é um termo da língua indígena que significa
"Aquele que enxerga longe"



O APOENA - Centro de Atividades do Adolescente Aprendiz é uma iniciativa conjunta do Município de Igarapava e do Departamento de Promoção Social, onde se criou o Programa Adolescente Aprendiz, tendo parcerias relevantes como o Lar Espírita Vovó Querubina e o Banco do Brasil para incentivar os empresários a estabelecerem perspectivas de vida para a juventude através de inclusão de aprendizes adolescentes no mundo do trabalho.
É uma ação promovida para incentivar a aplicação prática da Lei 10.097/2000, que regulamenta o trabalho de adolescentes de 14 a 18 anos incompletos, e, sobretudo, para qualificar a inclusão social de jovens que estejam vivendo situações de vulnerabilidade pessoal e social.

Atendendo seus princípios de responsabilidade social, a Trilobit se associou ao programa e passa a contar com jovens aprendizes em seus quadros em sua matriz no município de Igarapava - SP.


O QUE É O PROGRAMA ADOLESCENTE APRENDIZ?

A Lei 10.097, de dezembro de 2000, que altera a Consolidação das leis do Trabalho (CLT), tornou obrigatória para empresas de porte médio e grande a contratação de trabalhadores aprendizes, adolescentes entre 14 e 18 anos incompletos.

A medida determina que todas as empresas de porte médio e grande são agora obrigadas a disponibilizarem em seus quadros no mínimo 5% e no máximo 15% de vagas para aprendizes, proporcionalmente ao número de trabalhadores do estabelecimento cujas funções demandem formação profissional técnica de nível básico. Os micro e pequenos empreendedores não são obrigados a contratar aprendizes, mas o fazem, pois reconhecem a importância de sua participação.

O Programa Adolescente Aprendiz convida os pequenos empreendedores a se transformarem em empregador-educadores, investindo na qualificação da mão-de-obra de sua empresa, economizando em encargos e desempenhando uma ação de responsabilidade social.

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM

O Programa de Aprendizagem foi elaborado pela equipe técnico-pedagógica do APOENA – Centro de Atividade do Adolescente Aprendiz e pretende atender a questão da qualificação profissional do aprendiz através da oferta de programas de formação profissional metódica, conforme disposto na Lei 10.097/2000, que altera dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943.

Neste programa de qualificação profissional para aprendizes, propõe-se a convergência de alguns elementos fundamentais para a construção de uma proposta formativa coerente e ajustada às novas demandas sociais e organizacionais.

Conheça mais e apóie também o programa Adolescente Aprendiz.

APOENA - Centro de Atividades do Adolescente Aprendiz
Avenida Maciel, 49 - Centro
Igarapava-SP - CEP 14540-000
Fone/Fax: (16) 3172-4822 / 3172-3766




cases Trilobit

notícias